SuperAPP

SuperAPP

Magnum Bank

Client

Design System, Bank, Fintech

Services

2022

Um super APP que veio com a proposta de entregar: Banco Digital, Programa de Pontos, Sócio Torcedor e Ticketeria.

Design Team

Ayrton Gutierrez.
Diogo Uzêda.
Renato Araujo.
Tatiana Rada.


Desk Research

Eu precisava conhecer mais sobre a nossa plataforma atual e entender onde tínhamos os maiores gargalos e dores mapeadas, e assim definir onde precisávamos atacar em melhorias.

Para me ajudar nessa imersão, o primeiro passo foi realizar uma pesquisa exploratória e buscar todos os dados que tínhamos a respeito do produto. Aqui eu contei com a colaboração de diversas pessoas de áreas diferentes que me permitiu ter uma visão mais ampla a respeito do que tínhamos no momento e também para me preparar um pouco melhor para os passos seguintes.


Social Media

Recebemos um levantamento de feedbacks que recebíamos nas nossas redes sociais e também nas lojas de aplicativo.
Nas interações positivas os clientes elogiam principalmente a gratuidade da conta.


Backoffice

Além da estrutura B2C, foi desenvolvido todo o backoffice do banco.


Propostas visuais

Também foi apresentado algumas propostas visuais para o projeto


Onbording PF e PJ

Todo o fluxo foi estudo em parceria com os DEV’s para criar uma arquitetura única de fluxo e com campos diferenciados para PF e PJ.


Wireframe

Então, já com um caminho mais previamente estruturado, fiz um wireframe de visão de futuro onde trouxemos visualmente uma solução que imaginávamos como a mais completa, onde a gente oferecia diversas funcionalidades que foram mapeadas como interessantes no processo de discovery.

Dentro do projeto que foi apresentado, foi validado junto ao time de negócios e tecnologia para entender o esforço necessário para implementar cada uma das funcionalidades propostas. Então, dentro do prazo de lançamento que tínhamos e disponibilidade de alocação interna definimos um escopo inicial e faseamos as próximas evoluções.

Prototipação

Com a definição do que tínhamos como prioridade para o escopo inicial, foi criado um produto fiel aos conceitos estudados e visualmente condizente com a identidade visual da empresa. Nessa etapa foi preciso alimentar o nosso Design System com algumas adaptações de componentes para atender ao nosso cenário.

Algumas decisões de design foram tomadas a partir de princípios básicos de usabilidade. Escolhi usar o branco como cor principal para aumentar o contraste e garantir boa legibilidade. As tipografias usadas tem a altura de x um pouco maior que o usual, o que facilita a leitura.


Teste de usabilidade

Com uma proposta em mãos, precisávamos validar a compreensão e o entendimento das informações e funcionalidades da nova experiência em renda variável, e também validar algumas situações que tínhamos dúvidas se o usuário compreenderia ao navegar pelo protótipo.

Metodologia
– Estruturação de roteiro
– Protótipo navegável
– Teste remoto assistido
– Metrificação dos resultados

Participantes
– 3 PF e 3 PJ de níveis e perfis variados.

Pedimos ao usuário para realizar algumas tarefas dentro do protótipo, e ao final de cada teste as percepções foram documentadas para que pudéssemos entender e metrificar a satisfação ou não dos usuários.


Nossas descobertas

- Todos os usuários conseguiram completar as tarefas sem grandes dificuldades

– Houve uma receptividade positiva das novas funcionalidades

- De forma geral a experiência se mostrou bastante intuitiva

Saímos do teste de usabilidade com uma percepção bastante positiva do produto, mas com alguns pontos de atenção que precisaríamos atuar na melhoria, além de diversos insights e recomendações.

System Usability Scale (SUS)

Aqui não estamos falando do Sistema Único de Saúde, e sim de uma metodologia utilizada para medir a usabilidade de um produto, nos permitindo obter dados sobre a efetividade, eficiência e satisfação dos usuários.

É composto por um questionário com 10 perguntas, que são avaliadas pelo usuário numa escala de 1 a 5, sendo o 1 “Discordo totalmente” e o 5 “Concordo totalmente”.

Handoff e tagueamento

Sabemos que um produto nunca tem fim. Não existe aplicativo perfeito! Após a validação e entrega do protótipo foi feita as indicações de tagueamento e o alinhamento dos parâmetros com os desenvolvedores para que tenhamos condições de acompanhar e avaliar esse produto através de dados, em busca de uma melhoria contínua.

renato araujo ® 2024