Operational TMS

Operational TMS

Totvs

Client

Design System, UI, UX, Research, SaaS, ERP

Services

2020

More than 1,800 clients and over 3 million trips managed. TOTVS TMS integrates the logistics operation from the shipper to the end customer, enhancing your competitiveness in the market.

Contexto

Hoje as notas são digitadas manualmente, sem processos que facilitam a tarefa. Impossibilitando o restreio de fluxo para automatizar processos.

Definindo o objetivo

Pra iniciar a construção desse projeto, tivemos um momento de Kick-off. Um espaço destinado para discutirmos o escopo do projeto, objetivos, prazos e direcionamentos.

Desafio

Fazer uma plataforma web que facilite a digitação do documento de transporte, criando funções para agrupar e iniciar o processo de automatização.

Time e minha atuação

Ideação e priorização de planejamento estratégico. Preparação e aplicação de design sprint, workshop e brainwriting. Product discovery, wireframes, protótipos de baixa e alta fidelidade, protótipos navegáveis, fluxo dos usuários e sua jornada, testes A/B, criação de personas e evolução do Design System.

Etapas do projeto

Utilizamos a proposta de processo circular para iniciar as atividades e guiar o projeto.

Planejamento

Agora é hora de alinhar o cronograma de atividades. Dessa forma, alinhamos expectativas do cliente e agendas. Conseguir agenda em uma empresa de grande porte foi um dos maiores desafios nessa etapa.

Roteiro de entrevistas

Depois de algumas visitas presenciais, e rodadas de conversar com os usuários. Selecionamos um foco direcional para montar nosso roteiro de entrevistas.

Entrevistas

Com recorde de participação, conseguimos entrevistar mais de 40 usuários. Para entender o dia a dia, que é muito complexo, com muitas regras, anotações na parede e até mesmo cálculos que estão somente na cabeça de alguns colaboradores.

Diagrama de afinidades

Essa foi a hora de colheita, de tudo que foi falando nas entrevistas, nossa missão foi: agrupar por afinidades, encontrar padrões, organizar categorias, padrões, agrupar, grupos estruturados, necessidade, problema, fofoca, futuro produto, falas descartadas e geração de insights. Assim separamos 4 insights e chegamos aos 8 CNP’s para atuar na próxima etapa.


Brainwrinting

Esse processo de co-criação foi feito com os usuários com o objetivo de responder e criar soluções para os principais desafios que identificamos nas entrevistas. O intuito aqui foi alinhar todos os detalhes entre os stakeholders, permitindo que todos os envolvidos entendam seus papéis dentro do projeto, e garantindo que estivéssemos todos na “mesma página”. Devido a complexidade do produto e a pouca disponibilidade de agenda, a dinâmica precisou ser feita em dois momentos. No final, foi bastante produtiva e saímos alinhados e com o objetivo definido: Entregar a melhor experiência para o nosso cliente em renda variável, atendendo aos diversos níveis de conhecimento e prática.


Protótipo em baixa

Assim nasce o nosso protótipo em baixa, onde validamos regras (que foram muitas), fluxos, etapas e campos. Depois geramos um protótipo navegável para mais uma rodada de teste/validação com o usuário.

Protótipo em alta

Após rodadas de validações e ajustes, chegamos ao protótipo em alta. Apliquei o Design System da empresa e tive que solicitar a criação de componentes extras para atender algumas particularidades do projeto.

Handoff

Algumas reuniões para apresentar o projeto para os dev’s e outros envolvidos. As telas foram disponibilizadas no Zeplin. No decorrer das sprints, fui acionado pontualmente para sanar dúvidas e fazer ajustes.

More than 1,800 clients and over 3 million trips managed. TOTVS TMS integrates the logistics operation from the shipper to the end customer, enhancing your competitiveness in the market.

Client TOTVS Contractor CBYK

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